facebook


Expresso, com sinceridade, os meus PARABÉNS á ASSOCIAÇÃO SOLIDARIEDADE ZONA das FONTAINHAS nestes 36 anos de vida, a todos os que de uma forma ou outra se associam a este dia festivo, conferindo-lhe desta forma um especial brilho e dignidade. Para a família A.S.Z.FONTAINHASl constitui um sinal de confiança pelo trabalho realizado e um estímulo para todos os que servem, nesta também vossa casa.

Muitas e variadas são as razões que os movem: interesses comerciais, fundamentalismos ideológicos ou aproveitamento mediático, agentes que desprezam a honestidade e a seriedade, para aclamarem o atrevimento e a turbulência.

Santo Agostinho há mil e seiscentos anos, afirmava num sermão: "Os homens sem esperança, quanto menos preocupados estão com os seus pecados, tanto mais curiosos são sobre os pecados alheios. Não procuram corrigir, mas criticar. E, como não podem escusar-se a si mesmos, estão sempre prontos para acusar os outros."

Cremos que os valores morais continuam a ser respeitados na vida pessoal de muitos cidadãos e, em particular, nos pais e encarregados de educação que acreditam no projecto educativo do CATL da A.S.Z.FONTAINHAS.

Perante as múltiplas dificuldades, resistências, calúnias e incompreensões, e sem cair na tentação do comodismo ou do facilitismo fáceis, toda a comunidade da A.S.Z.FONTAINHAS tem sabido garantir a perenidade dos alicerces institucionais do rigor, dos valores, e a qualidade do ensino praticado em que se orienta e se apoia, há mais de três décadas, a A.S.Z.FONTAINHAS.

Continuaremos, desta forma, empenhados em melhorar o aproveitamento escolar e em promover uma cultura de rigor comportamental junto dos nossos educandos. Será um trabalho persistente e metódico que envolve, em cada ano, toda a comunidade educativa na qual se incluem fundamentalmente os pais e os encarregados de educação, no papel que lhes incumbe no desenvolvimento harmonioso dos seus filhos. Contamos convosco, e exorto-vos a não se demitirem da vossa quota-parte de responsabilidade e a continuarem a participar de forma directa, entusiástica, honesta e isenta nesta maravilhosa viagem que é formar e educar os vossos entes mais queridos.

A todos os níveis hierárquicos e nas várias funções, todos somos educadores e estamos obrigados a observar e a exercer, no dia-a-dia, a acção educativa, em que a obrigação de educar implica necessariamente o dever de corrigir. A coragem moral para o fazer, no momento e no local adequados, advém de termos a consciência tranquila e de tudo fazermos para incutir, nas mentes e nos corações dos nossos utentes, um conjunto de regras sem as quais é impossível viver em sociedade e que estão plasmadas no nosso regulamento interno.

Ao comemorarmos o trigésimo sexto aniversário, cumpre igualmente recordar os que já partiram e que escreveram algumas das mais brilhantes páginas da nossa História.

A terminar, e por ser dia de aniversário, permito-me saudar e dar os parabéns aos utentes que, abnegadamente, e muitas vezes com grandes sacrifícios familiares, vêm diariamente para o CATL da A.S.Z.FONTAINHAS, bem como os nossos funcionários e colaboradores (voluntários e outros) que, ano após ano, se dedicam à nobre causa do ensino e da educação e se constituem como pilares fundamentais da cultura da A.S.Z.FONTAINHAS; aos pais, encarregados de educação, ex-alunos, associações e a todos os verdadeiros amigos que, conhecendo o nosso trabalho, sempre nos apoiaram nas horas mais difíceis; aos alunos, que são o nosso centro de gravidade, e a quem endereço um grande abraço solidário e votos das maiores felicidades nas inúmeras tarefas estudantis, desportivas, culturais e comportamentais que ainda têm pela frente, no corrente ano lectivo. Contamos convosco e com o vosso trabalho, para que juntos possamos elevar ainda mais alto o prestígio da nossa/vossa A.S.Z.FONTAINHAS. Como vosso director vos digo, de forma sentida, que tem sido ao longo dos últimos dois anos, um privilégio e uma honra, poder participar na maravilhosa aventura que é ver-vos crescer como Homens e cidadãos responsáveis.

Em meu nome pessoal e de todos os corpos gerentes, dou os mais sinceros parabéns, á Associação de Solidariedade da Zona das FONTAINHAS.



José Carlos Alcarva

0 comentários:

Enviar um comentário