facebook




... em Assembleia Popular realizada no Bairro Tapada, os moradores reunidos deram inicio ao Movimento de Moradores na luta por casas decentes.

Constituída a Comissão de Moradores esta aderiu ao Projecto SAAL/Norte cujo gabinete foi criado pelo Fundo de Fomento de Habitação e o qual garantia o direito ao local.


As primeiras Palavras de Ordem, nas manifestações organizadas pelo movimento eram:
-Casas Sim, Barracas Não!
-Direito ao Local.
-Casas Decentes Para Todos!

Sede Social – Ocupação de Prédio Devoluto

Ao trabalho desenvolvido pela comissão, já era exigido um espaço próprio para uma organização mais eficaz.Para o efeito ocupou-se o prédio devoluto situado na Rua Duque de Loulé, 32. Imediatamente se deu conhecimento ao Movimento das Forças Armadas. Esta acção preponderante decorreu em 10 de Junho de 1975.
Para garantir os objectivos conseguidos procedeu-se à formação de Piquetes que durante 24 horas eram vigilantes e consolidavam a posse do edifício.
Os moradores nos seus tempos livres procederam a limpezas e executaram as obras minimamente necessárias que possibilitassem uma organização adequada.
Houve ainda um trabalho de porta a porta à população para angariar mobiliário que já não fosse útil.

Constituição da Associação de Moradores



Para se obter apoio camarário e estatal a comissão teve obrigatoriamente de se legalizar e constituir-se como Associação de Moradores, isto acontece em 10 de Abril de 1976.







0 comentários:

Enviar um comentário